Este blog tem carácter de exposição de uma atividade complementar sobre Tecnologia da Informação II (T.I II). Este é produzido por discentes do segundo semestre do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), promovido por o Professor David Vernon Vieira em prol das múltiplas facetas da disseminação da informação.
Postagens mais visitadas
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
O avanço das bibliotecas
O avanço que as bibliotecas tiveram ,desde o brasil colonial até o momento, é um grande passo. Nesse tempo passou de uma biblioteca totalmente voltada para os grupos religiosos e passou a ter as classificações de hoje. Temos várias classificações de biblioteca como a escolar, universitária, infantil, prisional, científica, especializada,comunitária entre outras.
mesmo com o avanço positivo observado até agora as bibliotecas ainda tem muito caminho pela frente, pois ainda é dado o valor que elas merecem pelo trabalho que presta e pelo seu esforço de se manter em funcionamento em um país em que poucas pessoas vão as bibliotecas. Essas pessoas julgam esse espaço informacional como chato, monótono e desinteressante.
Nesse contexto ainda a muita luta para a comunidade biblioteconômica. O novos bibliotecário é quem são responsáveis por dar continuidade a essa luta e procurar trazer para área os olhares dos poderes e da sociedade para que esses passem a entender o quão é valioso os serviços que as diversas bibliotecas são super importantes para as mudanças que tanto almejamos para o nosso país.
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
Primeiro artigo infantil (aulas complementares)
Hoje vou apresentar à vocês uma experiência, que ocorreu fora do Brasil, de aula de ensino complementar que pode servir de exemplo base para a biblioteca pública do Crato.
Essa pesquisa foi desenvolvida por crianças de idade entre 8 a 10 anos, da escola primária Blackawton, localizada na cidade de Devon, Inglaterra. Foi a primeira pesquisa feita por crianças a ser publicada em uma revista acadêmica.
Nesse trabalho elas descobriram que as abelhas podem ser treinadas para reconhecer cores e buscar os alimentos mais saborosos. Eles tiveram a orientação do neurocientista Dr. Beau Lotto da University College London, segundo o mesmo o trabalho foi "inteiramente concebido e escrito" pelas crianças. Os alunos fizeram testes com as abelhas para saber se elas poderiam ser treinadas para identificar as cores e correlacionar com as flores mais doces e nutritivas.
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/12/101222_criancas_estudo_abelhas_cc
A exemplo do que podemos aprender no vídeo acima, a Biblioteca Municipal do Crato poderia utilizar-se de materiais encontrados na região e também das instituições com profissionais capacitados e disponíveis para formar parcerias e desenvolver projetos juntos à biblioteca.
terça-feira, 20 de novembro de 2018
Laboratório de Informática
Em 2011 a
organizações da nações unidas (ONU) Declarou publicamente que o acesso à
internet deve ser enxergado como um direito humano.
Trazendo esse contexto para dentro das
bibliotecas como um espaço tecnológico inovador Laboratório de informática e uma ferramenta de ensino aprendizagem destinado como apoio aulas, trabalho e pesquisa sendo uma inovação do espaço escolar dentro do contexto digitais essas praticas educativa inovadora de aula de informática dentro da escola pode contribuir significativamente para o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem.
Com informática educativa , os professores precisa ter um olhar reflexivo na transformação da cultura alternativa buscando
projetos que ajude o usuário ir mais além dos limites impostos pelos paradigmas
tradicional. A aula de informática costuma criar mais motivação nos estudantes,
visto que ela atrai bastante o interesse e a atenção dos alunos. Entretanto,
durante o uso de quaisquer que sejam os equipamentos tecnológicos, é válido
conscientizar os alunos de que tais ferramentas estão sendo usadas em prol do
aprendizado.
Marcadores:
Laboratório de Informática,
tecnologia.
terça-feira, 13 de novembro de 2018
Laboratório de mídia
O laboratório de mídia ou Media Lab consiste em um espaço ou instituições que trabalham com a arte, a tecnologia e mídias novas, como as redes sociais.
É uma área nova que vem se expandindo, mas ainda é pouco conhecida.
Várias empresas e universidades brasileiras já possuem um laboratório de mídia. O Estadão, jornal do estado de São Paulo é uma das empresas mais conhecidas nacionalmente que tem MediaLab.
O Media Lab/ BR é composto por uma rede de três universidades: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Universidade (UNIFESSPA), Universidade de Brasília (UnB) e a universidade Federal de Goiás (UFG). A UFG é o laboratório núcleo desse media lab. O Media Lab/BR é dedicado à pesquisa, desenvolvimento e inovação das mídias interativas. Ele resulta um impacto no desenvolvimento humano e científico, pois tem uma potente ação cultural, social e artística.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro também dispõe do MediaLab. Ele tem, inicialmente, a meta de desenvolver duas plataformas para produção e divulgação de conhecimento em duas humanidades a da Cartografia de controvérsias, plataforma digital para explorar e visualizar as cartografias controvérsias, e do livro livre, plataforma para editoração de e-books (livros eletrônicos) gratuitos, disponíveis em licença" Creative Commons" e com o selo Livro Livre/ UFRJ.
Esperamos que tenha ficado claro e simples o que é um Media Lab.
quinta-feira, 1 de novembro de 2018
Hora do Conto
Hora do Conto
Atividade na qual são narrados ou lidos contos ou histórias para grupos de crianças, a fim de desenvolver suas aptidões para escutar, escrever e expressar-se, estimulando a criatividade, imaginação, formas de expressão corporal e proporcionando um ambiente de aprendizagem rico em estímulos sensoriais e intelectuais que lhes dê segurança emocional e psicológica. Qualquer cantinho se presta a essa atividade: a biblioteca, o pátio, o jardim, a feira do livro, numa atividade comunitária, etc.
Com roupas coloridas, dinamismo, criatividade e muita alegria, os bibliotecários podem ocupar espaços como: creches, auditórios de hospitais, centros comunitários, quadras de esportes, praças, espaços culturais, criando através da contação de histórias o gosto pela leitura, a exemplo disso o vídeo abaixo nos transmite toda essa magia.
Para maiores informações sobre a hora do conto, clique aqui.
Assinar:
Postagens (Atom)
O avanço das bibliotecas
O avanço que as bibliotecas tiveram ,desde o brasil colonial até o momento, é um grande passo. Nesse tempo passou de uma biblioteca t...

